Na manhã desta quarta-feira (10), servidores da Secretaria de Esporte e Lazer participaram de um treinamento teórico e prático ministrado por profissionais do projeto Praia Acessível.
A capacitação teve como foco a correta utilização das cadeiras de rodas anfíbias recentemente incorporadas ao equipamento da secretaria.
As cadeiras anfíbias são dispositivos adaptados para uso aquático, permitindo que pessoas com deficiência tenham acesso seguro a atividades de lazer na água. A Secretaria de Esporte e Lazer pretende utilizá-las e disponibilizá-las para ações desenvolvidas no Lago de Itaipu, em Porto Mendes.
O projeto Praia Acessível é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Estado, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Seu objetivo é promover infraestrutura inclusiva que assegure às pessoas com deficiência o direito de desfrutar, com dignidade e segurança, de espaços de lazer em áreas litorâneas e praias artificiais como é o caso de Marechal Cândido Rondon.
Durante o treinamento, os especialistas apresentaram os procedimentos adequados de manuseio das cadeiras, considerando diferentes tipos de deficiência, além de orientações sobre a abordagem correta às pessoas com deficiência antes do uso do equipamento.
As cadeiras anfíbias permanecerão sob responsabilidade da Secretaria de Esporte e Lazer, reforçando o compromisso do município em ampliar o acesso ao lazer e garantir atendimento de qualidade à comunidade rondonense.